Quem Somos

AFAPA- Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Porto Alegre 

  

           A Associação de Familiares e Amigos das Pessoas com Autismo- AFAPA fundada na Cidade de Porto Alegre no Estado Rio Grande do Sul, se constituiu como instituição jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, no dia 11 de novembro de 2019 pela iniciativa de familiares e amigos das pessoas com autismo, e vem sendo administrada voluntariamente por todos os envolvidos na causa que objetiva a melhoria da qualidade de vida, e inserção possível-viável dos sujeitos na sociedade.

 

              A proposta surgiu com a idéia da construção de um espaço para atividades voltadas aos acompanhamentos educativos e terapêuticos de todas as pessoas que abarcam o espectro, objetivando igualmente o apoio aos pais e/ou responsáveis, como também o assessoramento aos educadores das escolas públicas e privadas que acompanham o processo de inclusão dos alunos com TEA no ensino regular comum e nas escolas especiais.

 

                Associação foi criada a partir das necessidades e insatisfações dessa comunidade pela falta de amparo aos direitos estabelecidos nas políticas públicas, bem como na busca de atendimentos terapêuticos especializados em áreas essenciais ao desenvolvimento, gerando um espaço oportuno para a união das famílias e amigos, no enfrentamento das dificuldades oriundas de cada caso. Os precursores desse movimento foi um grupo de pais, que hoje compõem a equipe diretiva dessa Associação, que através da busca por melhores condições de vida para os seus filhos, encontram na acolhida dos demais membros, um lugar de luta, iniciando o processo de construção de um trabalho que visa contribuir com a ampliação do conhecimento sobre o Autismo, e a realização de projetos sociais que venham beneficiar a todos.

 

      É próprio do Espectro Autista dificuldades frequentes na comunicação, na integração social, na aquisição da linguagem e na produção simbólica, onde as famílias se fazem presentes na busca por acompanhamentos nas áreas da saúde, da educação, e dos direitos sociais que venham garantir a estes sujeitos um lugar de pertencimento e de inserção na sociedade. Para tanto, a AFAPA se propõem criar um espaço para acolhimentos, atendimentos terapêuticos e interlocuções entre profissionais de diferentes áreas de atuações e as famílias, abrindo um canal de possibilidades de ações, que venha contribuir para o desenvolvimento das crianças, jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista – TEA.

 

         A partir dessa premissa a associação busca como organização institucional, realizar projetos específicos nas áreas de Educação, Saúde, Esporte e Lazer.   Compete a AFAPA, através de seus associados, e dos serviços prestados pelo voluntariado, promover ações que venham favorecer o desenvolvimento, a independência e autonomia das pessoas com TEA, alinhados ao planejamento da instituição. Pretende, também, buscar recursos financeiros para a criação e manutenção dos projetos junto ao poder Público nas esferas Federais, Estaduais e Municipais, e na iniciativa privada a fim de buscar adesão das empresas com investimentos através de incentivos fiscais, e realizar, junto às famílias, atividades de geração de renda, de caráter complementar aos trabalhos desenvolvidos nas oficinas terapêuticas.

 

          Para tanto, apresentamos os projetos CREAPA – Centro de Referência Especializado em Autismo de Porto Alegre, Preparação para o Trabalho, Organização de Eventos, e Práticas Esportivas vinculadas as Instituições.   

 

- CREAPA - Centro de Referência Especializado em Autismo de Porto Alegre:

      É um espaço de referência para o acolhimento das pessoas com TEA– Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, que busca oferecer atendimentos individuais e de grupos em diferentes áreas terapêuticas no acompanhamento de crianças, jovens e adultos.  

      O CREAPA surge com a idéia da construção de um espaço para atividades voltadas aos acompanhamentos terapêuticos, apoio as escolas, e atendimentos aos familiares com o intuito de suprir a carência existente na rede pública, levando em conta os altos custos na rede privada. O trabalho, também, prevê a extensão dos atendimentos na área da psicologia, e participação nas oficinas terapêuticas dos pais e/ou responsáveis, diante avaliação técnica das necessidades individuais de cada sujeito.

 

 

Áreas de Atendimentos:

- Serviço de Assistência Social;

- Enfermagem;

- Estimulação Precoce;

- Psicopedagogia Inicial;

- Psicopedagogia;

- Atendimento Educacional Especializado;

- Fonoaudiologia;

- Psicologia;

- Terapia Ocupacional;

- Educação Física;

- Fisioterapia;

- Ecoterapia;

- Musicoterapia;

- Zooterapia (terapia facilitada por animais);

- Oficinas terapêuticas (produção de salgados e doces, costura, origami, entre outras...).

 

 

- Preparação para o Trabalho:

          A realização desse projeto busca ampliar as possibilidades de ação dos jovens e adultos, com TEA, no mercado de trabalho.  Para isso, contamos com o suporte da equipe técnica no amparo das dificuldades, preparação e acompanhamento no processo de inserção social.

 

- Organização de Eventos:

         Prevê a organização de espaços para estudos abrangentes nas áreas de saúde, educação, direitos sociais, entre outros, como: Simpósios, Jornadas de Estudos, Congressos Nacionais e Internacionais, abordando temas vinculados ao Autismo, bem como, a organização de eventos sociais na arrecadação de verbas para a Instituição.  

           

 

- Praticas Esportivas Vinculadas a Instituições

      Organização de atividades esportivas vinculadas, a partir de convênios, com Instituições Privadas e Públicas, como clubes, centros sociais, contemplando diferentes modalidades de esportes como suporte ao desenvolvimento neuropsicomotor e social das pessoas com TEA.

 

      Acreditamos que uma equipe interdisciplinar especializada e efetivamente comprometida, venha possibilitar a viável realização de um trabalho integrado que beneficie a todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

                                  

 

Missão

Promover, a partir de diferentes seguimentos, projetos específicos nas áreas de Educação, da Saúde, do Esporte e do Lazer que contemplem o acolhimento de crianças, de jovens e de adultos com TEA- Transtorno do Espectro Autista - e para aqueles que fazem parte de suas vivências.  

Visão

Constituir-se como um espaço de referência para o acolhimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista e seus familiares, promovendo ações que venham favorecer a independência, a autonomia e a inserção dos sujeitos com TEA na sociedade. 

Valores

Solidariedade, Empatia e Respeito às diferenças.




Presidente:                                 
Nara Pinheiro

 

Vice- presidente:

Luciane Gonchoroski Gonsalves

 

Diretor financeiro:                     
Peterson Ribeiro Rodrigues

Diretores jurídicos:

Raquel da Rosa Oliveira

Eduardo Cestari Grando

 

Secretária:                                 
Carolina Diogo Carlos

 

Responsável Técnica:

Marilei Inês Silveira

Conselheiros:

Juliana Oliveira de Sousa

Baltasar Leal da Silva

Edson José Belmonte Monteiro

Eduarda Vargas

Isabel Cristina Perceval Iracet Ferreira