Psicomotricidade e Autismo: com a palavra, o corpo.
Maximila (Lila) Coelho Psicomotricista | ABP n° 309/2014 – CBO 2239-15 Terapeuta Integrativa Mestre em Educação; Esp em Educ Psicomotora; Esp Educ Infantil; Esp Psicologia Escolar; DEA em Diagnóstico e Avaliação Educativa/Univ da Coruña Especializanda em Saúde Mental Sócia Titular da Associação Brasileira de Psicomotricidade Membro da Comissão Científica do Capítulo Regional Sul da ABP.
Querid@s Leitores, Retorno a esse lugar para compartilhar com vocês uma cena e uma reflexão. Antes, porém quero dizer-lhes que existe um universo imensurável de possibilidades de dizer ao Outro sobre nós, nossos desejos, sentimentos, expectativas e propósitos. A CENA Falo do lugar de terapeuta que cotidianamente dialoga com o mundo do autista pela via corporal – psicotônica. Falo de um ambiente clínico onde a Psicomotricidade se ocupa com a organização corporal, o acesso às múltiplas experiências comunicativas, à linguagem simbólica, à vivência do corpo em relação, à livre expressão das emoções e sentimentos, à integração social. Falo de um cenário onde dois corpos mergulham em jogos lúdicos, espontâneos, mediados por diferentes objetos, diferentes tamanhos, cores, texturas, pesos, temperaturas; de contrastes e nuances; falo de um lugar onde dois, terapeuta e paciente, se transformam em muitos; lugar de realidade e fantasia; personagens de uma vida que ganha sentido e significado na disponibilidade corporal e empatia do terapeuta, na aceitação e significação da palavra não dita; de “um diálogo de perguntas e respostas motoras que respeita, a cada instante, as necessidades de sua evolução” (TORRES, 2019). Falo de uma vivência autêntica, de vivência dos sentidos (sensório-motora), cenário para o desenvolvimento do esquema e da imagem corporal, da consciência do seu corpo e do Outro, de relação e comunicação consigo e com Outro. Falo, portanto, de um lugar para o autista “Ser no mundo” ao invés de “ser para o Mundo”. A REFLEXÂO Há mais de 40 anos a Psicomotricidade - formação e prática profissional - encontra-se instituída formalmente no Brasil sob a tutela e representatividade da Associação Brasileira de Psicomotricidade – ABP. Em 2019 foi regulamentada pelo governo federal como profissão e desde então, a ABP tem orientado os praticantes da Psicomotricidade a regularizarem sua situação formativa e profissional. A presença de um psicomotricista na equipe multiprofissional é fundamental do nascimento às primeiras investigações clínicas e diagnósticas sobre entraves no desenvolvimento. Certifique-se de que seu psicomotricista atende às especificidades formativas e profissionais. Consulte a ABP: www.abpcapituloregionalsul.com.br.
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